segunda-feira, 17 de junho de 2013

Passar uns dias ao Alqueva! De barco... Com os amigos...

Barragem de Alqueva
Barragem de Alqueva é a maior barragem portuguesa e da Europa Ocidental, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa.1
Possui uma altura de 96 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 m2 . A capacidade instalada de produção deenergia eléctrica começou por ser de 260 MW, tendo sido alvo de um reforço de potência que permitiu ampliar a capacidade do empreendimento para 520 megawatts (MW) (desde 15/10/2012), com dois grupos geradores reversíveis, que deverão produzir anualmente 381 gigawatts hora (GWh). A albufeira atinge, à cota máxima, os 250 km², sendo o maior lago artificial da Europa.
Foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares. Diversas infraestruturas do sistema global encontram-se já construídas (barragem de Pedrógão, infraestrutura 12,Aldeia da Luz) e muitas outras em fase avançada de projecto.
Neste momento está em construção o reforço de potência da Barragem do Alqueva, sendo esta nova central constituída por dois grupos geradores reversíveis, com 130MW de potência cada um. Assim, a potência instalada da Barragem duplicará. A nova central estará funcional em Julho de 2012

domingo, 9 de junho de 2013

Passar 1 hora no Jardim do Ultramar

 

Jardim do Ultramar

Jardim do Ultramar, também conhecido como Jardim Agrícola Tropical e actualmente designado Jardim Botânico Tropical1 , é um parque com lagosaves aquáticas e pavões situado na cidade de Lisboa. Aberto ao público, atrai poucos visitantes.

História[editar]

Inaugurado a 25 de Janeiro de 1906 pelo rei D. Carlos I, para funcionar como centro de investigação do Instituto das Ciências Tropicais, está mais dedicado às árvores do que às plantas. Pertence no presente ao Instituto de Investigação Científica Tropical2 .
No jardim, a ênfase é posta em árvores e plantas raras, tropicais e subtropicais, muitas delas em perigo de extinção. Entre as mais curiosas estão os dragoeiros, nativos das Canárias e daMadeiraaraucárias e uma bela avenida de palmeiras Washingtonia.
O jardim oriental, com lagos, pontes e hibiscos, inclui um grande portão chinês que representou Macau na Exposição do Mundo Português realizada em 1940.
Os edifícios de investigação e o Museu Tropical de Lisboa estão instalados no Palácio dos Condes da Calheta, uma mansão do século XVIII cujo interior está coberto de azulejos que abrangem três séculos. O museu tem 50.000 plantas secas e 2414 amostras de madeiras.